Quem Somos

O Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) goza de autonomia acadêmica e didático-científica, administrativa e disciplinar, bem como de gestão financeira, dentro dos limites que lhe são fixados pela legislação vigente, pelo seu Estatuto e pelo seu regimento. O CIESA é um centro universitário mantido pela Sociedade Amazonense de Educação e Cultura (SAMEC), uma sociedade civil com fins lucrativos, localizada na rua Pedro Dias Lemes, nº. 2013, no bairro das Flores, na cidade de Manaus.

 

O CIESA é uma instituição de direito privado, estabelecimento isolado de ensino, criado em 1986, a partir da autorização de funcionamento dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Em 2005, o CIESA foi credenciado como centro universitário por meio da Portaria MEC n.º 273, de 26 de janeiro de 2005. Ao longo da década de noventa, ampliou suas atividades por meio do aumento do número de vagas, oferecendo os cursos de Secretariado Executivo, Turismo e Direito.

 

O CIESA possui como missão “Educar com qualidade, visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia ocidental e ao bem-estar social”, missão essa definida por meio de documentos oficiais da IES, como resultado de um processo que contou com o envolvimento de dirigentes, professores, funcionários e representantes da comunidade externa.

 

Para possibilitar a divulgação científica da produção de alunos bolsistas dos programas de Monitoria, de Iniciação Científica e de Extensão, o CIESA criou em janeiro de 2012 a Editora Universitária do CIESA, com a finalidade de proporcionar a edição da Revista Técnico-Científica do CIESA, on-line, por livre acesso, as publicações dos professores, alunos e pesquisadores.

 

Em relação às suas finalidades, estas fundamentam todas as ações acadêmicas e administrativas e baseiam-se: nos valores éticos que presidem o CIESA; na formação e qualificação do ser humano; no desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e sustentável que contribui para a elevação da qualidade de vida do homem.

 

VISÃO DO CIESA

 

Ser reconhecido como um centro universitário de referência regional pelo (a):

  • Qualidade do ensino e compromisso do corpo docente;
  • Consolidação de competências institucionais para o desenvolvimento de linhas de pesquisa;
  • Responsabilidade social com o seu entorno;
  • Qualidade e excelência da gestão acadêmica e administrativa;
  • Profundo comprometimento ético-social de inclusão;
  • Compromisso com o conhecimento das tecnologias por meio de processos de cooperação e parceria com o mundo do trabalho;
  • Desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão;
  • Procedimentos gerenciais contemporâneos na busca de um resultado coletivo;
  • Discussão dos problemas da Amazônia e da sociedade do país, da região, de suas instituições e do seu povo;
  • Busca contínua da melhoria dos serviços oferecidos para a satisfação da sociedade.

 

MODELO EDUCACIONAL

 

O CIESA, com propósitos voltados a uma inegável consciência amazônica e acreditando na inteligência da juventude, impulsionando seus anseios vocacionais, sustenta-se em três pilares: Qualidade, Organização e informação.

 

A Qualidade que serve para orientar, avaliar e retroalimentar sistematicamente as suas ações.

 

A Organização que, marcada pela qualidade de ensino dos cursos em funcionamento na IES, vem administrando com modernidade, rompendo com a burocracia, levando em conta procedimentos gerenciais contemporâneos na busca de um resultado coletivo que premie a excelência acadêmica, revertendo-se em uma formação com profundo comprometimento ético-social.

 

A Informação que, fundamentando a adoção de decisões estratégicas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, abre espaço para a discussão dos problemas da Amazônia e da sociedade do País, da região, de suas instituições e do seu povo.

 

Este é o compromisso político, público e social e a base do modelo educacional que esta IES vem assumindo no Estado do Amazonas, referendando a opção por um modelo de formação educacional comprometido com o conhecimento das tecnologias, bem como com a verificação crítica do papel que estas desempenham no mundo atual, permitindo, assim, que o seu formando, ao dominar o saber próprio da formação perseguida, tenha também presente a sua responsabilidade social com o seu entorno.

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