Skip navigation

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Home > Graduação

1920 x 960  - Banner  Gestão Financeira

Apresentação

O curso de Tecnologia em Gestão Financeira é um curso superior voltado para o desenvolvimento de competências na área de finanças. Com duração de 2 anos, este curso foca em fornecer uma sólida base teórica e prática nas diversas áreas de gestão financeira, preparando os profissionais para atuarem no planejamento financeiro, na análise de investimentos e na gestão de recursos em organizações de diferentes portes.

O curso combina aulas teóricas com estudos de caso, projetos práticos e simulações, proporcionando uma compreensão abrangente das finanças corporativas, além de desenvolver habilidades analíticas e estratégicas.


Perfil de Egresso

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão Financeira é um profissional com sólida formação em finanças, capaz de analisar cenários econômicos, interpretar dados financeiros e tomar decisões estratégicas. Este profissional possui habilidades em:

  • Elaborar informações a partir de dados numéricos, com base na matemática financeira, para tomada de decisões;
  • Definir as metodologias de pesquisa econômica e financeira;
  • Coletar e organizar informações para elaboração do orçamento empresarial;
  • Identificar os diversos indicadores econômicos e financeiros e sua importância para análise das empresas;
  • Determinar o custo de ações ordinárias e preferenciais;
  • Identificar oportunidades e ameaças do mercado potencial;
  • Determinar os custos das fontes de financiamento a curto e longo prazo;
  • Negociar a antecipação de pagamentos e descontos de valores a receber;
  • Avaliar potenciais de captação e investimentos de recursos;
  • Desenvolver relatórios analíticos para acompanhamento dos resultados financeiros das empresas.

Áreas de Atuação

Graduados em Tecnologia em Jogos Digitais podem atuar em uma variedade de setores e funções, incluindo:

  • Desenvolvimento de Jogos
  • Empresas de desenvolvimento de jogos, criando jogos para diferentes plataformas (PC, consoles, dispositivos móveis).
  • Estúdios independentes (indie), desenvolvendo projetos autorais.
  • Design de Jogos
  • Design e concepção de mecânicas de jogos, criação de mundos e personagens, e roteirização.
  • Arte e Animação
  • Criação de arte digital, modelagem 3D e animação para personagens e ambientes de jogos.
  • Programação
  • Desenvolvimento de código para jogos, incluindo motor gráfico, IA, gameplay e interfaces.
  • Realidade Virtual e Aumentada
  • Desenvolvimento de experiências imersivas em realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
  • Educação e Treinamento
  • Criação de jogos educacionais e simuladores para treinamento em diversos setores.
  • Teste e Análise de Jogos
  • Testar jogos em desenvolvimento para garantir qualidade e identificar e resolver problemas.

Mercado de Trabalho

  • Agências de publicidade.
  • Empresas de desenvolvimento de jogos digitais.
  • Instituições educacionais.
  • Produtoras de websites.
  • Veículos de comunicação em geral.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Situação Legal

AUTORIZADO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO CONSUN-CIESA DE N.º 007/2007 DE 25/09/2007
RECONHECIDO PELA PORTARIA MINISTERIAL N.º 446 DE 01/11/2011.
PORTARIA DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO, N.º 313 DE 07/04/2021, com habilidades práticas, mantendo uma abordagem ética e responsável em suas carreiras.

Ficha técnica
Tipo de graduação

Tecnólogo

Turnos oferecidos

Matutino, Vespertino e Noturno

Duração

2 anos

Grade e matriz curricular